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Mais segurança: Duplicação da SP-333 deve reduzir acidentes viários entre Marília e Assis

Separação do tráfego em 64 quilômetros, novos dispositivos de retorno e diversos outros recursos aumentam a segurança; motoristas contribuem quando realizam a direção defensiva

Marília, 20 de dezembro de 2022 – Vai ficar mais seguro viajar entre Marília e Assis. Os motoristas que utilizam este trecho em breve vão sentir a diferença em trafegar por uma rodovia duplicada.

Os investimentos da Entrevias Concessionária de Rodovias nas obras de duplicação de 64 quilômetros da Rodovia Rachid Rayes – SP-333, de Marília a Assis, além de proporcionar a modernização da malha concedida deverão reduzir de forma significativa o número de acidentes no trecho, sobretudo as colisões frontais e transversais – casos graves, que geralmente evoluem ao óbito. Soma-se à nova pista em fase final de obras de duplicação a construção de 14 dispositivos de acesso e retorno, o que aumentará ainda mais a segurança viária, principalmente nas entradas e saídas dos municípios.

Esse tipo de intersecção em desnível deve melhorar o fluxo de tráfego e reduzir o risco em média em 35%.  É o que aponta as projeções do time de Segurança Viária da companhia, a partir do levantamento e acompanhamento de ocorrências no trecho concedido após as primeiras duplicações realizadas pela concessionária: de 8,6 km na SP-333 – Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, entre os km 314 e 323, ainda em 2018, e de 19 quilômetros da SP-333, de Júlio Mesquita a Marília, entregues no final de 2021.

A previsão da empresa é finalizar ainda neste mês de dezembro as intervenções na SP-333, porém a liberação da rodovia duplicada ao tráfego deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023, mediante autorização do poder concedente, ARTESP.

Acidentes do tipo colisão frontal são praticamente eliminados quando há investimento em duplicação, devido à separação física dos fluxos e implantação de barreiras de proteção e canteiro.  As barreiras centrais visam impedir que o veículo cruze o canteiro e se choque em alto impacto com o veículo da pista contrária. Em casos de colisão contra essas barreiras – projetadas para amortecer o impacto – , na maioria das vezes as lesões são menos graves. Nestes casos, estudos demonstram que o  risco de morte é reduzido em aproximadamente 70% e o risco de ferimentos em cerca de 30%.

As obras em andamento ocorrem do km 337 ao 385, de Marília a Echaporã, e no segundo segmento do km 385 ao 401, de Echaporã a Assis – totalizando 64 quilômetros de duplicação. Trata-se de um investimento aproximado de R$ 294 milhões, que deve impactar diretamente o dia a dia de ao menos 344 mil habitantes, considerando apenas os municípios de Marília, Echaporã, Platina e Assis, no caso de deslocamentos curtos, mas principalmente irá ampliar e melhorar a capacidade de escoamento da produção industrial e agropecuária, favorecendo a logística e deslocamento de veículos de passeio e comerciais pelo Centro Oeste Paulista, do Estado de São Paulo até o Paraná.

Acidentes em rodovias são frequentes e resultantes de fatores diversos, sendo a imprudência humana o principal motivo. Outros causadores de acidentes são  quando a rodovia apresenta algum problema estrutural e condições adversas climáticas, como chuva e neblina que atrapalham a condução do motorista.

“As rodovias sob concessão da Entrevias dispõem de elementos que oferecem segurança aos motoristas. São recursos que contribuem para mitigar, e muito,  a ocorrência de acidentes e de sua gravidade. Temos sinalização adequada, pavimentação e estrutura de qualidade, monitoramento e outros recursos de segurança, rotinas de conservação, aparelhos de fiscalização de velocidade e, ainda, a tão importante duplicação, que se soma a todo investimento realizado sistematicamente”, afirma Augusto Schein, diretor de Engenharia da Entrevias.

Outro fator observado é a confluência de tráfegos e aumento no fluxo de veículos devido ao crescimento da área urbana.  Sendo assim, segundo Schein, os projetos de duplicação trazem ganhos para a melhoria da segurança viária em relação à redução de conflitos de tráfego urbano e rodoviário.

“Rodovias duplicadas, bem-sinalizadas e com diversos recursos de segurança e de comunicação tendem a diminuir a gravidade do acidente”, afirma Ariel Garavine, coordenador de Segurança Viária da empresa. “Mas o comportamento do motorista é crucial. Respeitar os limites de velocidade, por exemplo, ajuda em vários aspectos, principalmente se existir a necessidade de uma frenagem inesperada. A redução de acidentes só acontece quando somamos rodovias boas e condução segura do motorista”, completa Ariel.

Mais segurança e economia aos trabalhadores da estrada

Para Josué Domingues de Mattos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Urbanos de Marília e Região, o impacto das obras de duplicação será enorme em muitos aspectos, principalmente na segurança dos profissionais que rodam pelo país.

“Para o profissional que vive na estrada, a segurança viária será muito maior durante os deslocamentos. Mas não só isso, em economia também, já que um deslocamento mais ágil e com menos intercorrências influencia em menos manutenção, gasto de pneus, diesel e insumos em geral. Ou seja, vai impactar em pelo menos 30% de economia”, afirma.

Segundo Mattos, o sindicato congrega cerca de 170 transportadoras, entre grandes e pequenas, o  que representa um contingente de cerca de 5 mil motoristas.

“Pelo menos 80% da produção é do setor alimentício, que sai de Marília com destino a capitais do país todo, e que atravessam o Centro Oeste com destino ao porto de Paranaguá”, completa.

Municípios com rodovias com boas condições de infraestrutura são fatores decisivos para a instalação e ampliação de novos negócios. Isso porque no Brasil, 65% da matriz de transporte depende do modal rodoviário, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Mais segurança e modernização

Desde que assumiu a concessão da malha rodoviária na região de Marília, em 2017, a Entrevias já entregou 27,6 quilômetros de duplicação. Em julho de 2018, foram 8,6 quilômetros de trecho urbano da SP-333 duplicados em Marília, do km 314,4 ao 323; em novembro de 2021, foram mais 19 quilômetros duplicados entre Júlio Mesquita e Marília, do km 295 ao 314, que incluíram a construção de dois dispositivos nos quilômetros 299 e 309, um investimento total de R$ 79,4 milhões.

Sobre a Entrevias Concessionária de Rodovias – A Entrevias Concessionária de Rodovias é responsável pela operação, manutenção e modernização do lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista, com um total de 570 quilômetros de vias no eixo entre Florínea, na divisa com o Paraná, e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. O contrato de concessão assinado com o governo do Estado de São Paulo – Artesp é a agência fiscalizadora – prevê investimentos de R$ 3,9 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implantação de tecnologias e inovações que contribuem para prestação de serviços de alta qualidade aos usuários. Visite o site da empresa: www.entrevias.com.br. Em caso de emergência nas rodovias ligue para 0800-3000-333.