Alternativa ecológica e com mais durabilidade, asfalto-borracha será usado em obra da Entrevias
Adoção da Entrevias ao acordo ambiental com o Estado reforça práticas ESG, com o compromisso de reduzir a emissão de gases do efeito estufa
Marília, 04 de outubro de 2022. Mais resistência ao desgaste pelo tempo, maior durabilidade e alternativa ambientalmente sustentável, o asfalto-borracha produzido a partir da reutilização de pneus será usado pela Entrevias para a restauração do pavimento na SP-333 (Rodovia Rachid Rayes), no eixo rodoviário de Echaporã a Assis, no interior paulista. Aproximadamente dez mil toneladas do produto deverão ser usadas na intervenção asfáltica na pista. O objetivo é preservar o meio ambiente e oferecer aos usuários as melhores condições de tráfego.
Será a primeira vez que a Entrevias usará o asfalto-borracha em seu eixo rodoviário. Ainda neste mês, a concessionária realizará um workshop com especialistas na tecnologia, envolvendo os técnicos e empresas responsáveis pela duplicação da rodovia na região de Marília.
“O asfalto-borracha é muito mais eficiente em relação ao asfalto convencional, tanto por sua performance, pois apresenta não só resistência maior, mas também inúmeros outros benefícios, aliados ao ganho ambiental. Serão inseridos cerca de 15% a 20% de pó de borracha oriundo de pneus inservíveis e que seriam descartados na natureza”, explica Ramon Becker, gerente de Obras da Entrevias.
De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), o asfalto-borracha tem durabilidade cerca de 40% maior do que o convencional, devido à sua resistência a deformações e maior elasticidade.
O gerente de Meio Ambiente da Entrevias, Ornir Ormon Giacon, reforça que a iniciativa piloto da Entrevias é importante em vários aspectos ambientais. “Ajuda a reduzir o consumo de insumos e derivados de petróleo, a partir da reutilização de borracha, contribui com a redução da emissão de gases de efeito estufa e impacta em menor geração de resíduos, além de agregar a política interna da Entrevias, com a descarbonização da operação”, explica Giacon.
Recentemente, a Entrevias aderiu ao acordo ambiental com o Estado de São Paulo, reforçando em suas políticas corporativas o compromisso de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, meta que corrobora os investimentos da Concessionária em um dos pilares do ESG (Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança), que trata sobre boas práticas ambientais.
Origem e produção
A técnica de misturar o asfalto com a borracha foi desenvolvida no Arizona, Estados Unidos, por um técnico chamado Charles Mac’Dowell, que registrou sua patente depois de anos de experiências e análises experimentais.
No Brasil, a solução é usada desde a década de 1990, mas em baixa escala. A partir da primeira década dos anos 2000, o material começou a se popularizar.
O asfalto-borracha é produzido a partir da adição de pneu reciclado e triturado, dando origem à borracha granulada, que depois é incorporada ao concreto asfáltico de petróleo (CAP). É necessário haver a fusão entre os dois materiais, ou seja, dar origem a um terceiro produto.
Sobre a Entrevias Concessionária de Rodovias – A Entrevias Concessionária de Rodovias é responsável pela operação, manutenção e modernização do lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista, com um total de 570 quilômetros de vias no eixo entre Florínea, na divisa com o Paraná, e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. O contrato de concessão assinado com o governo do Estado de São Paulo – Artesp é a agência fiscalizadora – prevê investimentos de R$ 3,9 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implantação de tecnologias e inovações que contribuem para prestação de serviços de alta qualidade aos usuários. Visite o site da empresa: www.entrevias.com.br. Em caso de emergência nas rodovias ligue para 0800-3000-333.