Notícias

Entrevias leva “Pit Stop para o Futuro” para Cafelândia

Encontro contará com a participação de 68 estudantes da Emef Professor Onivaldo Gregório; pequenos terão orientações da Concessionária sobre segurança no trânsito

Sertãozinho, 21 de fevereiro de 2019. A Entrevias Concessionária de Rodovias, que integra o Programa de Concessão do governo do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do programa “Pit Stop para o Futuro” na região de Marília. O público-alvo desta vez são crianças de duas turmas da Emef Professor Onivaldo Gregório, de Cafelândia. O objetivo do encontro, destinado especialmente aos pequenos, é compartilhar orientações gerais de segurança viária, como travessia adequada de pedestres, mobilidade de cliclistas e os riscos do uso de celular ao volante. O aprendizado é forma bastante lúdica e visa, ainda, chamar a atenção dos estudantes para que transmitam os ensinamentos dentro de casa. O encontro será realizado no dia 25, às 10h e às 13h. Cerca de 68 crianças são esperadas.

Durante o Pit Stop, equipes de salvamento de resgate da Concessionária mostrarão aos estudantes os equipamentos que compõem a USA (Unidade de Salvamento e Resgate), um dos veículos utilizados para fazer o atendimento dos usuários na rodovia. As crianças poderão assistir ainda a uma simulação de atendimento de resgate.

A desatenção ao manusear o celular durante a caminhada, por exemplo, é fator de risco para geração de acidentes, como o atropelamento. “O programa Pit Stop para o Futuro tem um caráter educacional e busca prover a conscientização das crianças para o trânsito. Em casa, elas poderão reforçar o aprendizado com a família, corrigindo comportamentos errados dos adultos”, explica Cláudia Figueiredo, gerente de Relações Institucionais da Entrevias. Em 2017, uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelou que o uso de celular na direção é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil. Ao todo, são 150 vítimas por dia e 54 mil por ano, aponta a associação. Essa combinação só perde para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.

O “Pit Stop para o Futuro” integra o Programa de Redução de Acidentes da Entrevias e conta com o apoio da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Os acidentes de trânsito são os responsáveis pela morte de cerca de três mil pessoas por dia em todo mundo. Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 milhão de pessoas perderão a vida no trânsito até 2020 e 2,4 milhões, até 2030.